12 Módulos
432 horas/Aula
Certificação MEC
Aula Ao Vivo e Gravadas
Acesso por até 90 dias após o término do curso.
Objetivos do Curso
Analisar os conceitos de comportamento do condutor, interações veiculares e dinâmica do fluxo de tráfego.
Aprender as melhores técnicas de engenharia e de operação de tráfego com o objetivo de mitigar as condições de fluidez e segurança do trânsito do sistema viário.
Conhecer os princípios de segurança viária e sua aplicação.
Colaborar com profissionais de diferentes disciplinas para abordar desafios complexos de mobilidade urbana.
Desenvolver habilidades para modelar cenários complexos de tráfego, incluindo interseções, corredores viários e redes urbanas.
Dominar o uso de softwares de simulação de tráfego da empresa PTV.e explorar os fundamentos teóricos e práticos da modelagem de tráfego
Aprender a configurar e calibrar modelos de microssimulação para representar com precisão condições de tráfego reais e interpretar seus resultados
Utilizar métricas de desempenho para avaliar o impacto de intervenções de tráfego, como novas infraestruturas viárias ou alterações na sinalização.
Público-Alvo
Egressos dos cursos das áreas de Engenharia e Arquitetura. Profissionais do grupo de transporte e trânsito servidores públicos federais, distritais, estaduais, municipais, profissionais liberais e de empresas privadas. Egressos de outras instituições de ensino superior e de outras áreas do conhecimento interessados em atuar no segmento.
Estrutura do Curso
O curso é estruturado em 12 disciplinas, com carga horária total 432 horas, composta de aula síncrona/EAD-Ao Vivo (20 h/a) + Material Complementar (16h/a):
– Conceitos gerais de Engenharia de Tráfego. Elementos do Sistema de Tráfego (usuário, veículo e via). Estudo das variáveis de demanda, serviço e oferta. Métodos de Pesquisas de Tráfego. Hierarquia das vias. Calçadas e Ciclovias. Transporte Público Urbano.
– Visão geral da Política Nacional de Mobilidade Urbana e como ela se relaciona com os Estatutos das Cidades e das Metrópoles. Definições, diretrizes, princípios e objetivos da PNMU. Infraestruturas e diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público coletivo. Diretrizes para o planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade urbana. Instrumentos de gestão dos sistemas de mobilidade urbana. Mobilidade Urbana Sustentável e Saudável. Práticas na Gestão da Mobilidade Urbana. Financiamento de infraestruturas e acesso aos recursos.
– Estudos de tráfego: volume, densidade, velocidade. Características Gerais do Fluxo de Tráfego. Fluxo ininterrupto e fluxo interrompido. Parâmetros da corrente de tráfego. Diagramas fundamentais do fluxo de tráfego. Variáveis macroscópicos do tráfego e suas relações. Modelos microsópicos e suas aplicações. Conceitos de Capacidade e Nível de Serviço. Modelo 4 etapas. Contagem de Tráfego.
– Conceitos relacionados às ocorrências de sinistros, métodos para identificação e tratamento de pontos críticos, procedimentos para a coleta e tratamento de dados de acidentes e medidas de engenharia voltadas à redução dos acidentes em vias urbanas e rodovias. Segurança viária no mundo. Fontes de dados de acidentes. Cálculos de Índices de Acidentalidade. Cálculo de UPS. Medidas de Traffic Calming.
– Conceitos de Sinalização Viária. Aspectos e conforto visual: cores, códigos e letras. Aspectos legais: código de trânsito brasileiro, manuais e resoluções. Sinalização horizontal: tipos, cores e formas. Sinalização vertical de regulamentação. Sinalização vertical de advertência. Sinalização vertical de indicação. Diagramação de placas: como definir tamanhos. Materiais: tintas, suportes e películas. Definição e função da sinalização semafórica. Critérios gerais para implantação. Estudos dos movimentos em uma interseção. Características dos controladores semafóricos. Elementos da programação semafórica.
– Centro de Controle e Operação de Tráfego. Sistemas de Trânsito Inteligente. Gerenciamento de Tráfego (ATMS). Gerenciamento de Incidentes, Controle do Fluxo e da Demanda, Fiscalização do cumprimento de regras de trânsito. Operação em tempo real baseado nos dados dos equipamentos eletrônicos. Desafios e problemas no trânsito urbano e o papel das tecnologias inteligentes na solução desses problemas. Sensores e Monitoramento de Tráfego: Tipos, Sistemas de detecção e monitoramento em tempo real, técnicas de processamento de dados de tráfego. Gestão de Tráfego e Controle de Sinalização. Estratégias de controle de semáforos e interseções. Algoritmos de aprendizado de máquina aplicados à gestão de tráfego. Sistemas de recomendação de rotas e planejamento de viagens. Tecnologias Emergentes e Futuras Tendências. Veículos autônomos e sua influência no trânsito inteligente. Internet das Coisas (IoT) aplicada ao tráfego urbano. Cidades inteligentes e mobilidade sustentável.
– Conceito de PGV. Caracterização. Legislação. Análise dos Impactos de um PGV. Modelos de Geração de Viagens. Métodos de análise e previsão de demanda de viagens. Processo de licenciamento; Medidas Mitigadoras. Estudos de Impacto Ambiental (EIAs). Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs). Estudos de Impacto de Tráfego.
– Circulação viária urbana. Estudos de interseções urbanas. Contagem em Interseções. Soluções de Tratamento de Interseções. Controle de interseções. Controle de acessos e movimento do tráfego. Controle de acessos para veículos de emergência. Layout de interseções. Canalização de fluxos. Política geral de estacionamentos.
– O PTV Vistro é um software de análise estática, que permite verificar indicadores de tráfego, otimizar semáforos e analisar impacto de empreendimentos de maneira rápida e objetiva. Neste módulo, será iniciada a modelagem da rede, que servirá como base para os próximos módulos de simulação. Serão abordados os seguintes temas: introdução ao PTV Vistro; construção da rede e das interseções; inclusão da demanda; definição dos controladores de tráfego e tempos semafóricos; otimização semafórica; análise de Polos Geradores de Viagens – PGV e impacto viário; análise e apresentação de resultados; criação de relatórios; e exportação de um modelo para o PTV Vissim (que será utilizado como base no próximo módulo).
– Neste módulo, será construída a rede de microssimulação, a partir da modelagem iniciada no software PTV Vistro. Aqui serão apresentados os seguintes itens: introdução ao PTV Vissim; construção da rede de infraestrutura para veículos (incluindo ruas, avenidas, etc), em complemento à rede iniciada no módulo anterior; características dos veículos tipo e fluxos de tráfego; modelagem da demanda e escolha de rotas estáticas; regras de controle de tráfego; semaforização (ciclo fixo); criação de cenários de simulação; e análise de resultados.
– Neste módulo, dando sequência ao projeto-base em simulação realizado no módulo anterior, será inserida demanda a aprtir de matrizes O/D e, então, será definida convergência de caminhos e modelos de busca de rotas e destinos. Esta é uma abordagem alternativa à modelagem de rotas estáticas, amplamente utilizada em modelos complexos de microssimulação. Neste módulo serão apresentados os seguintes itens: introdução à alocação dinâmica; preparação da rede de simulação (incluindo nós e pontos de origem e destino); modelagem de demanda com matrizes O/D; modelagem de escolha de rotas e caminhos de destino; convergência; simulação híbrida; e avaliação de resultados da simulação.
– Neste módulo serão trabalhados modelos de microssimulação de pedestres com o PTV Vissim & Viswalk. Serão elaborada a microssimulação de pedestres e sua aplicação em áreas de embarque e desembarque de transporte público, além da apresentação de outras aplicações de modelagem de pedestres. Os seguintes temas serão abordados: introdução e campos de aplicação da microssimulação de pedestres; áreas de pedestres, obstáculos, fluxos e faixas de pedestres; filas, elementos de circulação e de controle de acesso e funções de espera; interação com o tráfego veicular (cruzamentos, semáforos e transporte público); calibração e validação; e avaliação da microssimulação de pedestres.
– Introdução à microssimulação. Construção de rede viária no software PTV VISSIM. Definição de demandas e rotas de transporte. Elementos de controle de tráfego. Visualização e interpretação dos resultados.
– Conceitos gerais. Conceito de Rodovias que Perdoam. Características das rodovias no Brasil. A Metodologia IRAP – conceitos e compreensão. Visão sobre o site VIDA. Medidas de Traffic Calming. Contramedidas rodoviárias de segurança viária.
– Centro de Controle e Operação de Tráfego. Gerenciamento de incidentes, de controle do fluxo e da demanda. Fiscalização eletrônica. Operação do trânsito em tempo real. Veículos autônomos. Smartcities.
Coordenador
Mônica Soares Velloso
Doutora em Transportes pela UnB. Possui graduação em Engenheira Civil e mestrado em transportes. Possui grande experiência profissional no serviço público e na docência. É palestrante em Congressos e Seminários no Brasil e no Exterior. Exerceu os cargos de Diretora Geral e de Superintendente de Trânsito de Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, de Gerente de Engenharia do DETRAN/DF e de Gerente de Estudos Ambientais da CODEPLAN. Foi idealizadora do Projeto Infanto-juvenil “Transitolândia” no DER/DF, e idealizadora e pioneira na implantação do Sistema Cicloviário no Distrito Federal, considerado um dos maiores do mundo. Atualmente é professora do CEUB e de cursos in company, ministrando disciplinas na área de planejamento de transporte, engenharia de tráfego e segurança viária. É autora de livros de inglês instrumental. Pesquisadora premiada na área de transportes. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Transportes e Mobilidade Urbana do CNPq e da Pós-graduação em Engenharia e Operação de Tráfego.
Professores
Geovane Gomes
Engenheiro Civil (UNESC), Mestre em Infraestrutura e Gerência Viária (UFSC)Engenheiro Civil (UNESC)
Matheus Lima
Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da UnB
Luiza Oceano
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Especialista MBA em Infraestrutura de transportes e Rodovias pelo Instituto de Pós-Graduação – IPOG.
Frederico Rodrigues
Doutor em Engenharia de Transportes pela (UFRJ), Mestre em Engenharia Urbana pela (UFU) e Graduado em Engenharia Civil pela (UFMG)
Luisa de Moura Chaves
Graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (POLI-USP), com dupla formação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da USP (FAU-USP).
Higor de Oliveira Guerra
Engenheiro Civil e Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília. Possui especializações em Gestão Pública e Auditoria em Organizações do Setor Público