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Pós-Graduação

Inteligência Artificial Aplicada à Infraestrutura de Transportes

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Ensino remoto ao vivo

12 módulos

Material 100% Digital

Certificado mec

Aulas em um final de semana por mês

432 horas/aula

Professores atuantes no mercado de trabalho

Sobre o Curso

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O curso oferece uma abordagem prática e teórica, unindo inteligência artificial, planejamento urbano e transporte rodoviário. Durante 12 módulos, os participantes desenvolverão competências técnicas em áreas como aprendizado de máquina, visão computacional e PNL, aplicadas ao planejamento e gestão de infraestruturas rodoviárias.

 

 

 

 

 

Os egressos do curso estarão aptos para atuar em planejamento de Infraestrutura Viária com uso de IA, desenvolvimento e implementação de sistemas inteligentes de transporte, consultoria em projetos de inovação tecnológica para rodovias e análise e otimização de tráfego utilizando aprendizado de máquina e geotecnologias.

Público-Alvo

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Engenheiros, arquitetos, administradores, analistas de dados e profissionais de transporte rodoviário interessados em inteligência artificial. Graduados em áreas correlatas, como tecnologia, ciência de dados e engenharia civil. Gestores e tomadores de decisão no setor de infraestrutura de transportes e planejamento urbano.

Metodologia
das Aulas

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As aulas da pós-graduação do IPOS acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), nos horários de BSB/SP na sexta-feira das 18hs00 às 22hs00, sábado das 08hs00 às 18hs00 e domingo das 08hs00 às 12hs00, correspondendo a um módulo completo do curso.


Cada módulo do curso é cuidadosamente planejado para proporcionar ao aluno um conhecimento teórico e prático robusto, capacitando-o a aplicar esses conhecimentos no dia a dia e, assim, aprimorar a qualidade dos seus serviços. Para isso, casos de sucesso são amplamente explorados no curso, proporcionando ao aluno uma visão abrangente, aprofunda e prática das teorias ensinadas.


Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOS, disponibiliza o aceso aos vídeos do curso, durante todo o prazo de vigência e após a finalização do curso por mais 90 (noventa) dias

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Objetivos
do Curso

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Capacitar profissionais para implementar soluções baseadas em IA no transporte rodoviário.

Explorar ferramentas tecnológicas para otimizar a infraestrutura e gestão viária.

Desenvolver habilidades práticas em programação, análise de dados e integração de tecnologias emergentes no setor de transporte.

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Matriz
Curricular

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12. Visão Computacional para Inspeção e Monitoramento de Infraestruturas

11. Geotecnologias aplicadas aos transportes: dos fundamentos a soluções de IA

10. Modelagem e Simulação com BIM

9. Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), Big Data e IoT Aplicados à Infraestrutura Rodoviária

8. Gestão de Projetos de Tecnologia e engenharia com Metodologias Ágeis

7. Redes neurais para previsão de séries temporais no transporte

6. Aprendizado de Máquina Aplicado ao Planejamento de Transporte

5. Análise e Visualização de Dados com Power BI e Python

4. Introdução à Estatística: dados, mobilidade e IA

3. Lógica de Programação e Introdução ao Python

2. Ética e Aplicações Práticas de IA: Criação de Prompts, Chatbots e Agentes Inteligentes

1. Avanço Tecnológico e Fundamentos de Inteligência Artificial aplicado a Infraestrutura de Transportes

Coordenadores

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Frederico Rodrigues

Sócio-Fundador do Grupo ImTraff, é Doutor em Engenharia de Transportes pela (UFRJ), Mestre em Engenharia Urbana pela (UFU) e Graduado em Engenharia Civil pela (UFMG). Consultor internacional em cerca de 700 projetos em 8 países pela ImTraff e outros 200 antes de 2010, É membro da Câmara Temática do CONTRAN, Foi secretário da ABNT (CB-016) em 2022, É atual membro do Núcleo de Infraestrutura do Observatório Nacional da Segurança Viária, Possuir cerca de 40 artigos científicos publicados, Possui acreditação completa na metodologia iRAP, Atua nas áreas de Tráfego, Mobilidade, Geotecnologia, Transportes, Segurança Viária, Supervisão de Rodovias, entre outros, É Professor de Segurança Viária e Engenharia de Tráfego do curso de Pós Graduação em Eng. Rodoviária (IPOS), Já foi professor nos cursos de Engenharia Civil da UFMG, UNI-BH, Promove, Faculdade Kennedy, nos cursos de pós graduação em transporte e trânsito, do CEFET-MG, em psicologia do trânsito da FEAD e ainda no curso de técnico de transportes e estradas do CEFETMG.

Kaio de Almeida Mesquita

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2019). Pós-Graduado em Data Science pela UNIASSELVI (2020). Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Uniasselvi (2021). Certificação em Machine Learning pelo MIT (2021). Mestrando em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2020-2022). Pós-Graduando em Engenharia e Operação de Tráfego pela IPÓS Especialização (2021-2023). Foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP) onde desenvolveu um Sistema de Prontuário Eletrônico para a Rede de Postos de Saúde do Município de Horizonte -CE. Medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desenvolveu pesquisa na área de Otimização de Estruturas Treliçadas utilizando algorítimos Meta-Heurísticos no Laboratório de Mecânica Computacional e Visualização (LMCV) - UFC. Desenvolveu pesquisa sobre Análise da Variabilidade do Padrão de Deslocamentos Urbanos com Big Data, onde foi membro do grupo de Modelagem Integrada de Transportes e Uso do Solo (MITUS). Premiado pela BSSP Centro Educacional como melhor artigo de caráter Econômico, Social e Inovação. Atualmente é Mestrando em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da UFC (PETRAN) e faz parte da equipe de estudos de tráfego e mobilidade da Imtraff engenharia. Professor das disciplinas de Tecnologia e Economia dos Transportes,Topografia e Fundamentos de Banco de dados nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Análise de Sistemas da Universidade Metropolitana de Fortaleza (UNIFAMETRO).Possui experiência profissional e acadêmica em Desenvolvimento de Sistemas Web, Análises Geométricas, DataScience para manipulação de dados, Modelagem da Demanda de Trasportes, Machine Learning e Estudos de Mobilidade e Acessibilidade. Tem interesse nas seguintes áreas: Ciências de Dados para análise de Big Data, Análise de Sistemas de Transportes, com ênfase na Modelagem e Otimização de Redes de Transportes de Carga e de Passageiros. Análise dos padrões de viagens e fatores socioeconomicos.

Professores

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Frederico Rodrigues

Kaio de Almeida Mesquita

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