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MBA em

Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP’s)

Home Class

Ensino remoto ao vivo

12 módulos

Material 100% Digital

Certificado mec

Aulas em um final de semana por mês

432 horas/aula

Professores atuantes no mercado de trabalho

Sobre o Curso

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Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP’s) são conceitos inter-relacionados que desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, permitindo que grandes projetos de infraestrutura sejam planejados, financiados, construídos, operados e mantidos de maneira eficiente e sustentável. Estes mecanismos envolvem a colaboração entre os setores público e privado para atender às necessidades de infraestrutura de uma nação ou região, muitas vezes superando as limitações de recursos financeiros, técnicos e gerenciais do setor público.

 

O mercado de trabalho para profissionais especializados em modelagem em Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP’s) é altamente promissor e dinâmico, especialmente à medida que governos e empresas buscam formas inovadoras de financiar e gerenciar grandes projetos de infraestrutura. 

A modelagem financeira, econômica e técnica desempenha um papel crucial na viabilização desses projetos, permitindo que se avalie a viabilidade, os riscos, e o retorno esperado, tanto para o setor público quanto para o privado.


Para atender essa demanda cada vez mais crescente, o IPOS apresenta o curso de Pós-Graduação em Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP’s) um curso que visa capacitar profissionais para atuar na concepção, planejamento, gestão e execução de projetos de infraestrutura que envolvem concessões e parcerias público-privadas. O curso aborda tanto os aspectos técnicos quanto os jurídicos e financeiros, oferecendo uma visão integrada e prática sobre o desenvolvimento de projetos que envolvem a colaboração entre o setor público e privado.
 

Público-Alvo

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Profissionais com formação superior nas áreas de Administração, Direito, Engenharia, Arquitetura, Contabilidade, Economia ou de áreas equivalentes que já atuem ou busquem atuar na área de infraestrutura, concessões e parcerias público-privadas.

Metodologia
das Aulas

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As aulas da pós-graduação do IPOS acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), nos horários de BSB/SP na sexta-feira das 18hs00 às 22hs00, sábado das 08hs00 às 18hs00 e domingo das 08hs00 às 12hs00, correspondendo a um módulo completo do curso.


Cada módulo do curso é cuidadosamente planejado para proporcionar ao aluno um conhecimento teórico e prático robusto, capacitando-o a aplicar esses conhecimentos no dia a dia e, assim, aprimorar a qualidade dos seus serviços. Para isso, casos de sucesso são amplamente explorados no curso, proporcionando ao aluno uma visão abrangente, aprofunda e prática das teorias ensinadas.


Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOS, disponibiliza o aceso aos vídeos do curso, durante todo o prazo de vigência e após a finalização do curso por mais 90 (noventa) dias.
 

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Objetivos
do Curso

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O objetivo geral é qualificar e/ou aprimorar profissionais que já compõem ou que venham a compor as equipes técnicas relacionadas a projetos de Parcerias Público-Privadas e Concessões, atuando na administração pública ou no setor privado, para o exercício de suas funções.

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Matriz
Curricular

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1. Introdução à Concessões e Parcerias Público Privadas

2. Ppps, Escolhas Públicas e Noções Econômicas

3. Regulação no Setor de Infraestrutura

4. Mecanismos de Estruturação

5. Modelagem Contratual

6. Aspectos Jurídicos nas Contratações Públicas

7. Estruturação de Projetos I

8. Estruturação de Projetos II

9. Estruturação de Projetos III

10. Financiabilidade de Projetos

11. Modelagem Econômica I

12. Modelagem Econômica Ii

Coordenador

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Andressa Silveira

Engenheira Civil com mais de 19 anos de experiência em de projetos de engenharia rodoviária e ferroviária no Brasil. Graduada em 2005 pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, possui dois MBA´s finalizados, o primeiro em 2018 na Área de Infraestrutura de Transportes e Rodovias sendo o segundo MBA Executivo em Economia e Gestão com ênfase em Regulação na Fundação Getúlio Vargas– FGV. Possui vasta experiência em estruturação de projetos de concessão de ativos rodoviários e ferroviários, com experiência na extinta Empresa de Planejamento e Logística – EPL, hoje Infra S.A., como Assessora técnica atuando como coordenadora substituta de projetos de rodovias e exercendo liderança nos e ênfase em Regulação na Fundação Getúlio Vargas– FGV. Possui vasta experiência em estruturação de projetos de concessão de ativos rodoviários e ferroviários, com experiência na extinta Empresa de Planejamento e Logística – EPL, hoje Infra S.A., como Assessora técnica atuando como coordenadora substituta de projetos de rodovias e exercendo liderança nos processos de elaboração de CAPEX e integração das disciplinas com foco nos processos embasados pelas leis e decretos vigentes aplicáveis às concessões e PPP´s consideradas estratégicas para o Governo Federal. Atualmente exerce o cargo de Especialista de Gestão de Implantação de Obras na Administradora de Ativos rodoviários Arteris, atuando no controle de Capex das principais obras do Brasil, incluindo Contorno de Florianópolis, elaborando linhas de tendências, previsão de execução com riscos calculados por método Montecarlo, método este desenvolvido e criado pela profissional para refinar os dados de assertividade de Capex do Grupo. Desenvolve e coordena a área de Gestão de Riscos em Engenharia e atua no desenvolvimento de metodologias ligadas ao PMBOK para maturidade de projetos e gerenciamento, com foco na melhor assertividade os investimentos. Vale ressaltar a experiência em contratos de concessão de rodovias e efetiva participação nas equipes de trabalho que criaram os novos modelos de contratação implantados na quarta e quintas etapas de concessão. Tem experiência em ministrar aulas em turmas de MBA´s de PPP´s e Engenharia Ferroviária nas instituições IBMEC e IPOS. A carteira de projetos já trabalhada engloba mais de 12.000 km de estudos de concessão para rodovias, totalizando mais de US$ 40 bilhões em investimentos estimados, cabendo ressaltar experiência em análise e elaboração de orçamentos ferroviários greenfield e brownfield.

Professores

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Antonio Espósito

Tiago Cripa Alvim

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