Um Sistema de Abastecimento de Água é um serviço de atendimento ao público que demanda um conjunto de obras e instalações que englobam a captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água potável a uma população, incluindo também instrumentos de medição de consumo. Estudos de concepção e demanda são etapas iniciais neste processo. Para garantia da prestação do serviço, é necessário que o sistema de abastecimento tenha água em quantidade suficiente, qualidade apropriada, pressão adequada, opere ininterruptamente e possua eficiência equilibrando recursos ambientais, humanos, tecnológicos e financeiros.
O crescimento populacional traz consigo a necessidade de melhorias e ampliações nos serviços de gestão de recursos hídricos, os quais precisam garantir o fornecimento de água com qualidade e quantidade à população abastecida. Diante disto, é interesse dos diversos envolvidos que o abastecimento seja realizado de maneira eficaz.
De acordo com dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o índice de atendimento com água potável no Brasil era de 84,2% em 2021 e o índice de perdas de água de 40,3%. Através da Lei 14026/2020, o Brasil possui a meta de universalização dos serviços de abastecimento de água, além de metas progressivas para redução dos indicadores de perdas de água. O novo marco legal do saneamento também trouxe a possibilidade de maior concorrência entre empresas públicas e privadas de saneamento, aumentando a demanda por profissionais qualificados.
Além da elaboração de projetos adequados à realidade de sistemas urbanos, a operação, manutenção e gestão comercial em sistemas de abastecimento de água são áreas que demandam cada vez mais estratégias inovadoras e profissionais qualificados. Ademais, a gestão de perdas de água, o controle operacional e a eficiência energética são primordiais para o bom desempenho das empresas de saneamento, reduzindo-se também custos operacionais competitividade no setor de saneamento.
Compreendendo a necessidade de formação de um profissional multidisciplinar com objetivo de atuar na área de saneamento e sistemas de abastecimento de água, o IPOS Especialização apresenta a Pós-Graduação em Sistemas de Abastecimento de Água: projeto e operação.
Contando com um corpo docente de especialistas, mestres e doutores atuantes nas áreas de projeto e operação de sistemas de abastecimento de água, o curso prepara o aluno da IPOS para atuar no planejamento, estudos, projetos, manutenção e operação de sistemas de abastecimento de água, tanto em esferas públicas, como privadas. O profissional terá uma ampla visão sobre as áreas mais importantes de um abastecimento público urbano de água.
O curso de especialização em Sistemas de Abastecimento de Água possui 20 módulos com objetivo proporcionar conhecimento teórico e prático de engenharia para sistemas de abastecimento de água, desde regulação, políticas públicas e gestão de recursos hídricos até estudos de concepção para projetos, tratamento de água, dimensionamentos de redes, adutoras, reservatórios, modelagem hidráulica, orçamentos, além de BIM para saneamento, controle operacional, gestão comercial e de perdas de água e eficiência energética em um sistema de abastecimento de água
Se você busca uma forma de iniciar sua atuação no mercado de saneamento e infraestrutura urbana ou busca uma atualização dos seus conhecimentos, conheça nossa pós-graduação e se torne um profissional multidisciplinar e completo do jeito que o mercado busca.