Pós-Graduação em Sistemas de Saneamento

Pós-Graduação
Sistemas de Saneamento: Gestão, Projetos e Operações

12 Módulos​

432horas/Aula

Certificação MEC

Aula Ao Vivo e Gravadas

Acesso por até 90 dias após o término do curso.

Objetivos do Curso

 

Proporcionar conhecimento teórico e prático de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, desde a concepção até a gestão e operação em sistemas urbanos. Preparar o aluno para atuar no planejamento, estudos, manutenção e operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, tanto em esferas públicas, como privadas.

 

Público-Alvo

Funcionários de empresas públicas e privadas de saneamento, das áreas de planejamento, projeto e operação; profissionais da área de regulação; projetistas de saneamento; demais profissionais da área que desenvolvam ou pretendam desenvolver atividades ligadas a sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Estrutura do Curso

O curso é estruturado em 12 disciplinas, sendo 20 horas/aula + 16 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 36 horas por disciplina, as quais estão organizadas da seguinte forma:

– Definição conceitual sobre BIM, usos do BIM, sistemas de classificação da informação, níveis de detalhes e de informação; garantia da qualidade de modelos BIM e conceituação de processos, tecnologias e políticas BIM. Premissas de como planejar, executar e monitorar Planos de Implantação e de Implementação BIM. Apresentação de como elaborar um Plano de Execução BIM (PEB) para uma organização. Exercícios práticos sobre o uso de Ambiente Comum de Dados; como realizar investigações em modelos BIM e uso de Realidade Virtual e Aumentada. Exercício prático sobre planejamento e controle de obras (BIM 4D) em um modelo BIM.

– Ciclo e Balanço Hidrológico. Política Nacional de Recursos Hídricos. Pagamentos por Serviços Ambientais. Outorga de Direito de Uso. Enquadramento dos corpos hídricos. Gestão de bacias hidrográficas. Planos de bacias hidrográficas.

– Avaliação de Impactos Ambientais: histórico e legislação aplicada. Conceitos de AIA, EIA e RIMA. Conteúdo do EIA e RIMA. Participação Pública. Etapas de Licenciamento Ambiental. LAP, LAI e LAO. >

– Gestão Pública. Empresas de economia mista. Autarquias. Concessões. Parcerias Público-Privadas. Modelos de contratação. Análise de Riscos em Saneamento. Modelos de tarifação. Financiamentos em serviços de saneamento. Prestação de serviços em saneamento. Contratos de Performance.

– Elementos de concepção de projetos em SAA. Partes constituintes. Vazões de dimensionamento. Mananciais de abastecimento: águas superficiais e subterrâneas. Sistemas de adução: escoamento livre, condutos forçados por gravidade e por bombeamento.

– Etapas de tratamento. Critérios de seleção de tratamento. Aeração. Coagulação. Floculação. Decantação. Jar Test. Filtração. Desinfecção, Fluoretação e Correção de pH. Deságue de lodo. Tecnologias para reaproveitamento e disposição final. Rotinas operacionais em estações de tratamento de água.

– Classificação de reservatórios. Capacidade e dimensionamento de reservatórios. Tubulações e acessórios. Materiais e detalhes construtivos. Operação, limpeza e controle de qualidade de água. Hidráulica das redes de distribuição. Definições e tipos de traçado. Vazões de dimensionamento. Parâmetros de projeto. Materiais e acessórios. Dispositivos de proteção.

– Conceitos, Indicadores de Desempenho, Balanço Hídrico. Estratégias para controle e redução de Perdas Reais. Estratégias para controle e redução de Perdas Aparentes. Nível Econômico de Perdas.

– Caracterização de águas residuárias. Legislação aplicada. Redes coletoras, interceptores, emissários, sifões invertidos, elevatórias de esgoto sanitário. Alternativas e processos de tratamento e disposição final de esgoto sanitário. Tratamento e disposição de lodos gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário. Reuso de efluentes tratados. Elementos para Projeto e Operação de ETEs.

– Centro de Controle Operacional. Falta de água e vazamentos. Gestão de pressão. Intervenção e consertos de adutoras e redes de distribuição. Manutenção em sistemas de esgotamento sanitário.

– Panorama histórico do saneamento. Lei nº 14.056/2020. Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento. Programa ACERTAR. SNIS: Panorama geral brasileiro. Indicadores de Desempenho. Planos municipais de saneamento.

– Consumo de energia em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Indicadores de desempenho energético. Estratégias para redução do consumo de energia em sistemas de saneamento.

Coordenador

Sheila Karoline Kusterko

 

Possui mais de 13 anos de experiência no setor público de saneamento, analisando, coordenando e desenvolvendo projetos de saneamento, principalmente na área de abastecimento de água e gestão de perdas de água. Engenheira Sanitarista e Ambiental, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 – dissertação em avaliação de desempenho em perdas de água. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mais de 14 anos de experiência, analisando, coordenando e desenvolvendo projetos de saneamento, principalmente na área de abastecimento de água e gestão de perdas de água. Atuou como servidora pública federal, na Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) de Santa Catarina, como analista de engenharia de projetos e obras de saneamento. Foi professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Avantis, ministrando a disciplina de instalações hidrossanitárias. Trabalhou na Gerência Operacional da Superintendência Regional Metropolitana da CASAN com projetos para controle e melhoria operacional de sistemas de abastecimento de água. Foi coordenadora da câmara temática de gestão de perdas de água e eficiência energética da ABES/SC. Atualmente é integrante da Gerência de Políticas Operacionais e Coordenadora da Comissão de Gestão de Perdas da CASAN, onde atua na elaboração, implementação e acompanhamento de ações para gestão de perdas.

Professores

Vitor Tonzar Chaves

Engenheiro e Mestre em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP, BIM Manager certificado pelo Instituto Zigurat e Universidad de Barcelona.

Antônio Donizetti Giuliano

Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1991). Mestre em Física Aplicada (solos contaminados) pela Universidade de São Paulo em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de instrumentação Agropecuária – CNPDIA – Embrapa (1995).

Sheila Karoline Kusterko

Engenheira Sanitarista e Ambiental, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 – dissertação em avaliação de desempenho em perdas de água. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Willian Jucelio Goetten

Engenheiro Ambiental e Sanitarista (UNIARP/UNISUL) e de Segurança do Trabalho (UNIARP), possui mestrado em Engenharia Ambiental (FURB) e especialização em Gestão Ambiental em Municípios (UTFPR).

Claúdio Milfont

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco – UPE. Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar de Ciências com ênfase em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Mestrado em Engenharia Civil, na Área de Atuação Recursos Hídricos com ênfase em Hidráulica Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Doutorado em andamento em Engenharia Civil, na Área de Atuação Recursos Hídricos com ênfase em Hidráulica Aplicada.

Heloise C. Schatzmann

Engenheira Sanitarista e Ambiental, formada pela UFSC em 2005, Mestre em Engenharia Química pela UFSC em 2009 e MBA em Gestão de Projetos pelo IPOG em 2016

plugins premium WordPress