19 Módulos
440 horas/Aula
Certificação MEC
Aula Ao Vivo e Gravadas
Acesso por até 90 dias após o término do curso.
Objetivos do Curso
Proporcionar conhecimento teórico e prático de engenharia aeroportuária, desde a escolha do terreno para implantação de um aeródromo até a ampliação de um aeroporto de grande porte. Preparar o aluno para atuar no planejamento, estudos, projetos, manutenção e operação de aeroportos tanto em esferas públicas, privadas e concessões.
Público-Alvo
Graduados nos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica, arquitetura, funcionários do setor público e privado, e demais profissionais da área que desenvolvam ou pretendam desenvolver atividades ligadas à engenharia aeroportuária.
Estrutura do Curso
O curso é estruturado em 19 disciplinas, com carga horária total 440 horas:
– Apresentação dos principais componentes que constituem um aeroporto, conceituação história e evolução dos aeroportos, caracterização do transporte aéreo e de cargas.
– Apresentação da regulamentação do setor de aviação, legislação nacional e internacional. Atribuições da ANAC, COMAER, ICAO e IATA. Apresentação/elaboração de estudo de concessão de um aeroporto.
– Critérios para a escolha do sítio aeroportuário em razões técnicas, operacionais e econômicas. Demanda de tráfego de aeronaves e passageiros. Definição do plano de ocupação e crescimento ordenado do aeródromo até sua máxima expansão.
– Configuração das pistas de pouso e decolagens, pistas de táxi, localização do pátio de aeronaves, terminal de passageiros, terminal de cargas e instalações de apoio. Definição e de acessos terrestres, estacionamentos e multimodalidade.
– Definição do conjunto de superfícies imaginárias, bi ou tridimensionais que estabeleçam as restrições impostas ao redor do aeroporto e dos auxílios à navegação aérea. Análise e elaboração de Planos de Zoneamento de ruído e a integração urbana.
– Noções de aeronavegabilidade, funcionamento de aviões, apresentação dos distintos tipos de aeronaves e suas classificações. Apresentação dos principais equipamentos de solo utilizados em um aeroporto.
– Conceituação e dimensionamento de terminais de passageiros tanto no lado ar como no lado terra. Dimensionamento de espaço físico, apresentação de características relevantes de projeto, acessibilidade. Conceituação do terminal de cargas, definição do espaço físico, apresentação de layouts e características construtivas. Apresentação de centros de manutenção, funcionalidade, dimensões e proporções.
– Dimensionamento do comprimento de pista necessário para pouso/decolagem face a aeronave crítica de projeto e a categoria do aeródromo, pistas de taxiamento, pátio de aeronaves e helipontos.
– O estudo da forma da terra. Geóide. Elipsóide. Modelo Geoidal. Sistemas Geodésicos de Referência. Datum Horizontal e Datum Vertical. Redes Geodésicas. Transformação de Sistemas Geodésicos. Sistema Geodésico Brasileiro. SIRGAS.
– Estudo do comportamento dos solos e das rochas em decorrência das intervenções necessárias para a construção/manutenção de um aeroporto. Apresentação de ensaios e tipos de sondagens, projetos de contenções aplicados em aeroportos.
– Coleta de dados pluviométricos, determinação das máximas mensais, número de dias de chuvas e máximas diárias, determinação das curvas de intensidade-duraçãofrequência. Método racional, projeto de bueiros e projeto de dispositivos de drenagem superficial.
– Projeto de alinhamento horizontal e vertical de pistas, distribuição de volumes, estudo de jazidas.
– Determinação da estrutura de pavimento de pistas de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátios de estacionamento.
– Projeto de sinalização horizontal e vertical (balizadores, marcas de pouso, cabeceira de pista).
– Apresentação dos tipos de estudo mais habituais inerentes à aprovação da construção/ampliação/operação de um aeroporto.
– Conceituação sobre o BIM, apresentação de softwares e utilidades. Exercícios práticos em software.
– Apresentação das principais atividades inerentes a gestão do negócio aeroportuário.
– Elaboração e desenvolvimento de artigo.
– Avaliação de impactos ambientais (AIA). Legislação sobre estudo e avaliação de impactos ambientais. Identificação e previsão de impactos ambientais. Principais métodos de AIA. Área de Influência. Medidas Mitigadoras. Programa de acompanhamento e monitoramento. Viabilidade ambiental de empreendimentos. Estudos de caso.
Coordenador
Felipe Zacchi Gómez
Possui mais de 15 anos coordenando e desenvolvendo projetos de infraestrutura, tendo como enfoque a metodologia BIM. Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2008, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016 – dissertação em aeroportos, Master in Urban Sustainability pela Portland State University (2016). Atualmente, é diretor técnico da IBR Engenharia.
Professores
Giuliano Capucho
Em 23 anos de atuação na área aeroportuária, participei de grandes projetos, gerenciando e fiscalizando a execução de obras em diversos aeroportos do Brasil.
Felipe Zacchi Gómez
Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2008, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2016 e Master in Sustainability pela Portland State University (2016).
Guilherme Guignone
Arquiteto e Urbanista e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Mestre em Engenharia Civil e Doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo, com linha de pesquisa envolvendo a integração de Avaliação de Ciclo de Vida e BIM.
Matheus Silva Oliveira
Doutorando e mestre em geotecnia pela UnB, com linha de pesquisa em infraestrutura de transportes (2020), pós-graduado em Engenharia de Pavimentação Asfáltica e Mobilidade Urbana (2019), graduado em Engenharia Civil da Mobilidade, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (2018), com ênfase em infraestrutura de transportes, e estudo dos modos aeroportuários e rodoviários. Técnico em Edificações pelo IFG (2015)
Roberta de Roode Torres
Profissional com especialização em aeroportos, tendo atuado em âmbito nacional e internacional.
Arthur Neiva
Engenheiro Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2009). Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília (UNB) EM 2019.