Blog
Engenharia
Engenharia Ferroviária e Metroviária. Conheça mais sobre essa profissão

Geovane Gomes
04/09/2023

O transporte de cargas e passageiros por meio de trens e metrô tem se mostrado cada vez mais eficientes para atender a demanda da sociedade brasileira. Tanto é que o Novo Programa de Aceleração de Crescimento – PAC, anunciado pelo Governo Federal em agosto de 2023, objetiva aumentar dos atuais 17% para 40% o volume de cargas transportadas por trilhos até 2035.
As vantagens do transporte por ferrovias são muitas, dentre elas vale destacar a capacidade para transportar grandes quantidades de cargas, principalmente para atender a demanda das comodities brasileiras. Outra vantagem que merece destaque é o baixo consumo de combustível e emissão de poluentes, sendo o transporte por ferrovias mais ecológico e sustentável se comparado ao transporte por rodovias.
A operacionalização do transporte ferroviário por empresas privadas se dá através da concessão de ferrovias pelo poder público, assim como ocorre nas rodovias. Dentre as grandes empresas que detém as concessões no Brasil, podemos destacar as empresas Rumo Logística, MRS logística, Vale S.A, Ferrovia Tereza Cristina S.A, entre outras.
Mas o que é necessário para se tornar um engenheiro ferroviário?
A área de ferrovias muitas vezes não é estudada durante a graduação de engenharia, fazendo com que muitos engenheiros não conheçam a profissão. Para ingressar na área de ferrovias é importante que o profissional tenha o conhecimento teórico e prático adquirido através da especialização em engenharia ferroviária.
Na especialização o profissional aprenderá os processos de operação e manutenção de ferrovias e metrôs, como também aprenderá a elaborar projetos para atender novas demandas de construção e ampliação das linhas férreas.
O profissional engenheiro ferroviário poderá atuar em diversas frentes de trabalho, tanto no setor público como prestador de serviços quanto no setor privado pelo regime CLT. A média salarial da profissão é de R$ 11.600,00 podendo chegar à R$ 24.000,00 dependendo da região do país, de acordo com os dados da pesquisa salarial de julho/2023.

O profissional especialista em engenharia ferroviária pode atuar em diversas áreas, entre elas podemos destacar:
– Gerenciamento de Projetos
– Gestão de Manutenção e Conservação de Ferrovias
– Consultor Estratégico de Ferrovias
– Sistema de Controle Metroviário
– Elaboração de Projetos de Ferrovias
– Fiscalização e Conservação de Vias Permanentes
– Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação
– Logística e Cadeia de Suprimentos
– Planejamento e Expansão de Linhas de Metrô
Gostou de conhecer essa profissão? Então clique aqui abaixo e conheça mais sobre a pós-graduação em Engenharia Ferroviária e trilhe uma carreira de sucesso como especialista em ferrovias e metrôs.

Geovane Gomes
Engenheiro Civil (UNESC), Mestre em Infraestrutura e Gerência Viária (UFSC)
Navegue por
categoria
Últimos
Artigos
Junte-se aos
melhores
Comece hoje mesmo a investir na
sua carreira profissional!

